Cultura Organizacional
Este curso foi desenvolvido com o objetivo de ajudá-lo a compreender, diagnosticar e fortalecer um dos atributos mais importantes da administração empresarial: a cultura organizacional.
Modalidade
Videoaula
Carga horária
2 horas
Disponibilidade
Curso disponível por 12 meses
após a aquisição
Investimento
R$ 842,00
em 12 X
Introdução
Uma empresa começa com um propósito. Os valores sob os quais ela opera são definidos. Uma visão de longo prazo é planejada. Essas diretrizes são convertidas em um modelo de negócios. Para que esse modelo funcione, processos são implementados. Colaboradores são contratados para liderar esses processos. Metas operacionais e financeiras são definidas. Esse organismo vivo, sustentado por estruturas organizacionais, é reavaliado periodicamente.
Empreender é, portanto, liderar pessoas em direção a uma visão de longo prazo, sob estratégias e valores pré-estabelecidos e acordados. Esses valores moldam a mentalidade e o comportamento dos colaboradores. A Cultura Organizacional é um reflexo desses valores. Ela influencia a forma que colaboradores compreendem a empresa, acreditam e agem, coletivamente, e seu impacto direto nos resultados do negócio.
Quando colaboradores não compartilham das mesmas crenças, valores e comportamentos, eles se movem em direções opostas. Esse desalinhamento produz ruídos e tensão, criando uma complexidade desnecessária na organização, também chamada de caos organizacional. Três processos nos ajudam a corrigir esse problema.
O primeiro deles é o processo de comunicação. A linguagem de líderes e gestores deve ser simples, clara, frequente e direta: “é isso que valorizamos, é isso que gostamos e queremos, e é assim que fazemos”.
O segundo processo é o de contratação. Contrate por mentalidade e comportamento, não apenas por currículo. Isso diminui o esforço interno de aderência de colaboradores à cultura organizacional em vigor. Em todas as organizações, a porta de entrada tem um papel absolutamente importante na construção de cultura.
O terceiro processo é o demissional, também chamado de choque cultural. Evite a deterioração gradual de sua cultura, não protelando a demissão de colaboradores que demonstram, consistentemente, crenças, valores e comportamentos não alinhados aos da empresa.
Uma sólida cultura tem o poder de atrair e reter as pessoas certas e de expelir do sistema aquelas que não aderiram às crenças e valores da organização. Mais importante, uma robusta cultura impede que aquelas pessoas que queiram avançar sejam ofuscadas por aquelas que não estão motivadas a mudar.
Na TRIARII, despertamos um enorme interesse por todo esse organismo vivo; pela construção de um sistema imunológico capaz de blindar organizações das mais variadas ameaças culturais.
E é por isso que desenvolvemos este curso: para que empresários, líderes e gestores aprendam a diagnosticar e fortalecer, de forma objetiva e estruturada, a cultura das organizações.
Muito bem-vindo ao nosso curso sobre “Cultura Organizacional”.
Metodologia e Principais Objetivos
Adjetivos como “forte, robusta ou sólida” cultura podem transmitir significados pouco claros.
Este curso foi desenvolvido com o objetivo de remover toda e qualquer subjetividade sobre essas expressões. Você aprenderá a compreender, diagnosticar e fortalecer, de forma objetiva e estruturada, a cultura das organizações.
Você aprenderá que “barreiras culturais” se desdobram em 8 dimensões interligadas.
Para que esse sistema vivo de 8 dimensões culturais possa fazer pleno sentido, você precisa agrupá-las em 4 estruturas de pensamento 2×2 (dois por dois), também chamadas de matrizes culturais.
Cada uma dessas matrizes influencia a cultura das organizações. Através delas você poderá desafiar suposições profundamente enraizadas e remover erros de julgamento sobre o que de fato influencia a cultura da sua empresa.
A partir de um diagnóstico confiável, você poderá construir eficazes planos de transformação cultural, capazes de promover o alinhamento entre os objetivos da organização e das pessoas que nela trabalham.
Por fim, você compreenderá a importância de um escritório de projetos no processo de criação e implementação de um plano transformacional de cultura.
Muito bem-vindo ao nosso curso sobre Cultura Organizacional!
Módulo 1 - Cultura Organizacional
Módulo 2 - As Dimensões Culturais
Módulo 3 - A Estrutura de Pensamento 2x2 (Dois por Dois)
Capítulo 6
As 8 dimensões culturais agrupadas em 4 estruturas de pensamento 2x2
No capítulo 6, você aprenderá que as 8 dimensões culturais podem ser agrupadas em 4 estruturas de pensamento 2x2, ou matrizes culturais. Cada uma delas explora a tensão entre duas dimensões culturais, nos permitindo extrair importantes insights sobre a cultura da organização.
Módulo 4 – As Matrizes Culturais
Capítulo 8
Matriz Cultural 1/4: Diretrizes e Estratégia
No capítulo 8, estudaremos em detalhes a primeira das 4 matrizes culturais: Diretrizes e Estratégia. Você aprenderá que o desalinhamento entre elas produz falta de significância e/ou conflitos entre colaboradores, tornando a organização ineficaz.
Capítulo 10
Matriz Cultural 3/4: Competências e Maturidade
No capítulo 10, estudaremos em detalhes a terceira das 4 matrizes culturais: Competências e Maturidade. Você aprenderá que a eficácia de um líder depende da sua capacidade de moldar o seu comportamento de acordo com a interação entre ambas.
Módulo 5 – Projeto Transformacional de Cultura
Capítulo 14
Os 6 estágios de um projeto transformacional de cultura
No capítulo 14, estudaremos os 6 estágios que compõem um projeto transformacional de Cultura. Você aprenderá quais são os objetivos de cada uma das 6 fases, quem deve trabalhar nelas, e quais são os seus correspondentes entregáveis.
Capítulo 15
O escritório de projetos
No capítulo 15, estudaremos o ambiente de implementação e as responsabilidades de um escritório de projetos (PMO). Você aprenderá a desenvolver um plano transformacional mestre, seu correspondente plano tático, e a acompanhar sua execução por meio de eficazes mecanismos de controle e monitoramento.